GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA


Com relação ao que você estudou sobre a mecânica das rochas, analise as proposições que seguem:

 

I) Resistência de um material é a capacidade de absorver a tensão sem sofrer deformação (ruptura, por exemplo, como nos ensaios de laboratório).

II) A Rocha pode receber, de acordo com a resistência apresentada, três classificações: dura/intacta, mista/fraca e branda/alterada.

III) Quanto ao maciço, podemos dizer que a sua resistência é uma função da resistência da rocha intacta, da descontinuidade e dos maciços rochosos que se encontram entre um máximo e um mínimo.

IV) A porosidade, o fraturamento e a consistência são três dentre os fatores que podem afetar a resistência de um maciço rochoso.

 

Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas:


I e III, apenas


I, II, III e IV


II e IV, apenas


I, III e IV, apenas


I, II e III, apenas

O termo mineralogia deriva da palavra latina MINERA, de provável origem céltica, (mina, jazida de minério, filão), que forma o adjetivo do Latim mineralis, “relativo às minas” e o substantivo do Latim minerale (produto das minas), que deu origem ao adjetivo e substantivo português mineral, acrescido do sufixo Grego logia (ciência, tratado, estudo); portanto mineralogia é o estudo dos minerais em todos os seus aspectos.

 

A respeito do assunto, assinale V para o que for Verdadeiro e F para o que for Falso:

 

(   ) As substâncias originadas por atividades ou processos biológicos, a exemplo do carvão, âmbar, marfim, pérola, petróleo, que não se incluem em nenhuma das definições, devem ser denominadas mineraloides. 

(   ) Os minerais são caracterizados pela maneira com que os átomos  estão dispostos internamente e pela composição química, expressa por fórmula química, que pode  variar dentro de limites definidos e previsíveis pelas características atômicas, gerando os diferentes grupos de minerais ou soluções sólidas.

(   ) Os minerais magmáticos são aqueles que resultam da cristalização do magma e constituem as rochas ígneas ou magmáticas.

(   ) A formação dos minerais metamórficos, com o resfriamento e mudanças no ambiente de pressão litostática ou de fluídos, entre outros fatores, é controlada especialmente pela concentração dos elementos e solubilidade dos constituintes na solução magmática.

(   ) Os minerais sedimentares terão, quanto mais rápido for o processo de cristalização, menores fases cristalinas e maior o volume de material não cristalino formado, podendo chegar a resultar apenas vidro.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F, F, V, V, V.


V, V, V, F, F.


V, F, V, F, V.


F, V, V, V, F.


F, F, V, V, F.

A mecânica das rochas faz parte do campo mais vasto que é a geomecânica, que se ocupa das respostas mecânicas de todos os materiais geológicos, incluindo os solos. A mecânica das rochas, tal como é aplicada na prática da engenharia de minas e engenharia geológica, refere-se à aplicação dos princípios da mecânica de engenharia ao desenho de estruturas em rochas geradas pela atividade mineira, como por exemplo, túneis, poços de minas, escavações subterrâneas ou minas a céu aberto. Inclui também o desenho de padrões de ancoragens.

Tendo em vista o texto, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta para a questão: o que analisa a “mecânica das rochas”?


Analisa as propriedades e o comportamento hidráulico dos maciços rochosos submetidos a tensões ou a variações que poderão ser provocadas nas suas condições iniciais por aplicação de tensões.


Analisa as características dos maciços rochosos submetidos a pressões ou a variações hidráulicas que poderão ser provocadas nas suas condições iniciais.


Analisa as propriedades e o comportamento dos maciços rochosos submetidos apenas a variações que poderão ser provocadas nas suas condições iniciais.


Analisa as propriedades e o comportamento dos maciços rochosos submetidos a tensões ou variações das suas condições iniciais.


Analisa as propriedades e o comportamento dos maciços rochosos submetidos a tensões ou a variações hidráulicas que poderão ser provocadas nas suas condições iniciais por aplicação de tensões.

A caracterização da Terra como um dos planetas rochosos relaciona-se com a sua constituição externa e interna. A esse respeito é possível considerar que:  

 

I) a diferença de temperatura e pressão encontrada no interior da Terra produz diferentes camadas geológicas.   

II) do interior para a superfície encontramos na Terra o manto pastoso, o Nife central e a crosta externa.   

III) a porção exterior é constituída pelo material do núcleo, onde predomina o magma e silicatos.   

IV) as rochas mais antigas da crosta são as ígneas, que deram origem às outras rochas sedimentares e metamórficas.   

V) vulcões e terremotos relacionam-se com os movimentos que a Terra executa como a translação.   

 

Assinale a alternativa que apresenta as assertivas consideradas como corretas:


II, III e IV, apenas


I, III e V, apenas


II, IV e V, apenas


III e IV, apenas


I e IV, apenas

Os minerais são compostos químicos inorgânicos formados naturalmente e que apresentam uma estrutura molecular bem definida. Eles podem ser formados na Terra ou surgir no planeta através de meteoritos e demais corpos espacias não terrestres. Atualmente, existem catalogados mais de quatro mil minerais e, à medida que os estudos geológicos avançam, mais e mais minerais vão sendo descobertos, alguns deles de origem extraterrestre. Em janeiro de 2014, por exemplo, um grupo de pesquisadores descobriu um novo mineral presente em um meteorito que havia sido coletado na Antártida na década de 1960. O nome do mineral é Wassonite e somente era produzido na Terra em pesquisas de laboratório.

 

Fonte: Disponível em: < http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/minerais.htm>. Acesso em 10 jun. 2017.

 

A partir do texto, assinale a alternativa correta:

 


Devido à grande variedade de composição dos minerais, é impossível classificar rochas sem possuir uma boa base de mineralogia dos anfibólios e piroxênios.


A grande maioria das rochas é formada por fosfatos, e não silicatos.


A grande maioria das rochas é formada por sulfetos, e não silicatos.


Os silicatos constituem a classe de maior importância, representando cerca de 25% dos minerais conhecidos e quase 40% dos minerais comuns.


Os silicatos constituem cerca de 95% do volume da crosta terrestre, dos quais, pela ordem de proporção estão:  quartzo, anfibólios e piroxênios, feldspatos, micas, e outros minerais não silicatos.

Com relação à formação e às características das rochas ígneas, analise as afirmações que seguem:

I) Na formação das rochas extrusivas, o magma alcança a superfície e consolida-se, passando rapidamente do estado líquido/pastoso para o estado sólido, não havendo tempo suficiente para a cristalização;

II) A rocha ígnea ácida assim se caracteriza quando apresentam teor de SiO2 acima de 65%.

III) O resfriamento do magma que forma as rochas intrusivas é muito rápido, o que possibilita a formação sucessiva dos cristais, que, visualmente, assumem tamanho grande, de milímetros a centímetros.

IV) A rocha ígnea leucocrática, como o quartzo branco, é rica em minerais claros.

V) Durante a formação da rocha ígnea, em certos casos, dá-se o desprendimento de gases contidos na lava, sob a forma de bolhas que podem ser retidas com consolidação da lava, resultando a chama textura vesicular ou esponjosa.

São corretas apenas as afirmações:


II, IV e V.


I, II, IV e V.


II, III e IV


I, II e III.


III e IV.

Sobre os movimentos orogenéticos e epirogênicos das placas tectônicas, analise as afirmações que seguem:

I) Na orogênese, uma placa tectônica pode entrar por baixo da outra ou, então, ficar submersa no substrato magmático, ocasionando o dobramento de imensos blocos rochosos.

II) Os movimentos epirogênicos acontecem devido aos movimentos horizontais de placas tectônicas.

III) Um produto típico de movimento descendente ou epirogenético negativo é a bacia, uma depressão geralmente de porção regional, preenchida por sedimentos, que muitas vezes, totalizam vários quilômetros de espessura.

IV) Os movimentos divergentes tectônicos ocorre quando duas placas se afastam, sendo, por isso, responsáveis pela formação das cordilheiras submarinas.

São CORRETAS apenas as afirmações:


II e IV


I, II e IV


II, III e IV


I, III e IV


I, II e III

Por meio da análise da figura que segue, assinale a alternativa correta.


Geologia_19.png

Fonte: Disponível em: <https://www.resumoescolar.com.br/geografia/estrutura-interna-da-terra-e-placas-tectonicas-manto-crosta-sima-e-sial/>. Acesso em 08 jun. 2017.


Sial constitui o manto superior e apresenta espessura de até 25 km, assim denominado devido aos seus principais elementos formadores, que são silício e alumínio.


A camada intermediária diz respeito ao manto inferior que faz limite com o núcleo interno.


Astenosfera corresponde à crosta inferior e a mesosfera corresponde ao manto superior.


A litosfera ou crosta terrestre é formada apenas pela crosta continental.


Sima constitui a crosta inferior, formada principalmente por silício e magnésio, constituindo a camada mais próxima do manto.

O relevo é o resultado de longos anos de trabalho da natureza. Os agentes modeladores foram esculpindo nosso relevo e dando feições marcantes à paisagem brasileira. O mapa apresenta as principais formações de relevo, segundo Ross.

 

Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-C2qi7oXNyaU/UYj0foKrtQI/AAAAAAAAE60/nPlGcy5gy-s/s1600/Mapa+Jurandir.JPEG>. Acesso em 27 set. 2017.

 

Considerando as classificações de Ross e o mapa, analise as assertivas que seguem:

 

I) O estado de Minas Gerais apresenta a grande depressão Sertaneja e do São Francisco, além da depressão periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná, e também planaltos que compõem os cinturões orogênicos.

II) As maiores planícies brasileiras são a planície do rio Amazonas e as planícies e Tabuleiros Litorâneos.   

III) A região central do Brasil apresenta as três formações de relevo, e a planície do rio Araguaia integra essa formação geomorfológica.

IV) As planícies do pantanal constituem uma formação de relevo limítrofe a outros países do continente Sul Americano.

V) Na região norte do Brasil há o predomínio morfoestrutural das planícies.

 

Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:


I, III e V, apenas.


I, II, III e IV.


II, III e IV, apenas.


I, II e IV, apenas.


I, II e III, apenas.

A Engenharia Civil se vale, para as mais variadas construções, das rochas e de seus minerais, que são utilizados de diferentes maneiras, desde a estrutura ao acabamento.

 

Com relação à aplicação dos minerais pela engenharia civil, analise as proposições que seguem:

 

I) Gipsita e anidrita são sulfatos de cálcio (o primeiro hidratado), usados na fabricação de cimento, cerâmica, gesso e vidro.

II) Micas corresponde a um grupo de minerais que compreende várias espécies, das quais são usadas principalmente a moscovita e a flogopita, para a produção de isoladores elétricos.

III) Feldspatos são usados em vidros, esmaltes e cerâmicas.

IV) Talco e pirofilita são usados como isoladores, na fabricação do vidro e de porcelanas.

 

Assinale a alternativa que apresenta as assertivas que mostram, corretamente, a aplicação dos minerais pela Engenharia Civil:


I, II e IV, apenas.


I e III, apenas.


II e IV, apenas.


II, III e IV, apenas.


I, II e III, apenas.